3 benefícios do endomarketing

3 beneficios endomarketing

Cada vez mais as empresas precisam engajar seus colaboradores, visando à melhoria nos sistemas de metas e de atendimento ao cliente. Para auxiliar o empresário nesta tarefa, surgiu na década de 1990 o conceito de endomarketing. Mas você sabe o que é e quais são os benefícios do endomarketing? Leia este post e descubra como esta variação do marketing pode trazer vantagens para a sua empresa!

Engajamento dos colaboradores

O endomarketing tem como objetivo aplicar ações de marketing ao público interno da empresa (colaboradores), focando no atendimento às suas expectativas, demonstrando como eles são importantes para o funcionamento de organização, através do reconhecimento seus serviços.

Através do engajamento, a empresa alcança melhores níveis de satisfação junto aos seus clientes, pois seus colaboradores estarão motivados a trabalhar, passando maior confiança. Outro ponto que faz a empresa ganhar através do endomarketing é na redução da rotatividade de funcionários que, como qualquer empresário sabe (ou deveria saber), representa custos que poderiam ser evitados para a empresa, pois o capital e o tempo investidos em um funcionário que deixa sua empresa é perdido.

Maior retenção e fidelização de clientes

É fato, as empresas que não valorizam seus funcionários ou que não lhes reconhecem, possuem um sistema de atendimento falho, pois o colaborador não estará satisfeito, afetando diretamente na qualidade dos produtos ou serviços ofertados.

Como já dissemos, ao adotar o endomarketing em sua empresa, você aumenta o engajamento de seus colaboradores, fazendo com que eles tenham um sentimento de pertencimento à empresa, refletindo diretamente em seu modo de agir com os consumidores.

Não pense que o cliente não percebe quando um funcionário está descontente com a empresa. Muitas vezes, são os clientes que possuem a maior percepção da situação de uma empresa. Quando eles são bem tratados, atendidos com rapidez e qualidade, com certeza, continuarão comprando de sua empresa por muito tempo.

Possibilidades variadas de colocar o endomarketing em prática

Estes foram apenas dois dos inúmeros benefícios que sua empresa obterá através da adoção das técnicas do endomarketing, mas agora você deve estar se perguntando: como fazer isso? Por isso, enumeramos aqui o terceiro benefício junto a algumas ideias que te ajudarão a montar suas ações de endomarketing:

  • Aplicação da comunicação interna: para que o endomarketing funcione da melhor maneira o possível, é imprescindível que exista um canal de comunicação interna, mas que seja uma via de mão dupla, onde os colaboradores também possuam voz.
  • Pesquisa de satisfação e clima: para selecionar as melhores ações de endomarketing para a sua empresa, é necessário que exista um parâmetro de avaliação e a aplicação de uma pesquisa de satisfação, que fornecerá as informações com uma visão da atual situação do público interno de sua empresa.
  • Eventos de integração: a execução de eventos de integração de novos funcionários é sempre uma boa ideia. Afinal, é durante este evento que o novo colaborador terá contato com a realidade da empresa e poderá conhecer os demais colaboradores que já trabalham nela.
  • Palestras e treinamentos: além de motivar seus colaboradores, é importante que a empresa os mantenham atualizados com as melhores e mais recentes técnicas de produção disponíveis no mercado, promovendo a evolução profissional constante.
  • Adoção da TV Corporativa: utilizadas em locais de grande circulação, as TVs trazem a proposta de melhorar a comunicação de forma mais eficiente além de poder proporcionar entretenimento e/ou informações aos colaboradores.

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