5 maneiras de usar o streaming no seu negócio

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O streaming possibilita a transmissão instantânea e o acompanhamento ao vivo de dados de vídeo e áudio em rede, sem a necessidade da realização de downloads de conteúdo. Para fazer uso dessa tecnologia, além de uma boa conexão com a internet, é necessário um servidor de streaming, um software ou aplicativo especializado e equipamentos como microfones e fones, computadores, smartphones e tablets.

A tecnologia streaming já existe desde o início dos anos 1990, mas vem ganhando força nos últimos anos à medida que a capacidade de banda vem sendo ampliada em todo o mundo. Trazendo uma série de benefícios para usuários comuns e também para as empresas, você também pode utilizá-la no seu negócio. Para saber de quais formas, confira nosso post de hoje!

Potencialize sua comunicação interna com o Streaming

Reuniões entre departamentos e filiais, comunicação com vendedores que estão em campo… Uma série de processos comunicacionais internos podem ser feitos por meio de videoconferência, utilizando ferramentas como o Google Hangouts ou aplicativos como o Periscope, além de softwares que a própria empresa pode desenvolver ou adquirir para essa finalidade.

As maiores vantagens de usar o streaming na comunicação interna são mais mobilidade para as equipes, diminuição dos custos com telefonia celular e melhor colaboratividade por meio de demonstrações do andamento de projetos, entre outras.

Promova treinamentos para colaboradores, parceiros e clientes

Se você está lançando um novo produto e ele exige que seus clientes, colaboradores ou parceiros de negócios (fornecedores, revendedores etc.) sejam treinados, sabe o quanto isso pode ser caro e trabalhoso. Que tal fazer esses treinamentos online e ao vivo? Assim, ao passo que diminui os gastos, você ainda pode esclarecer dúvidas em tempo hábil e diminuir o tempo entre a capacitação e o início das vendas.

Os recursos da tecnologia streaming podem ser utilizados para vários tipos de treinamentos, desde que sejam bem planejados e executados.

Recrute colaboradores sem precisar trazê-los até a empresa

O RH também pode se beneficiar do streaming — boa parte do processo de seleção de candidatos, por exemplo, pode ser feita via aplicações de videoconferência. Assim, apenas os candidatos pré selecionados na primeira triagem serão chamados para entrevistas pessoais com gestores, o que diminui custos e otimiza o tempo de todos os envolvidos.

Faça vendas para clientes que estão distantes

Com a tecnologia streaming, os limites do escritório são quebrados. Não é necessário trazer o cliente até a empresa ou se deslocar até onde ele está para fazer uma apresentação comercial e fechar um negócio. Você pode marcar uma reunião virtual com seus prospects e estreitar o relacionamento por meio da transmissão e do recebimento das imagens em tempo real.

Os benefícios incluem ganho de tempo — que está cada vez mais escasso no seu cotidiano e no do cliente —, redução de custos com deslocamentos e encurtamento do funil de venda. Além disso, há um ganho de imagem, pois o cliente passa a ver sua empresa como inovadora, como um negócio que utiliza a tecnologia para vencer desafios e prestar o melhor atendimento.

Eleve a reputação da sua marca com ações de marketing

Cada vez mais, as empresas estão entendendo o poder do ambiente digital para alcançar seu público-alvo e potencializar seu ganho de mercado. Com a tecnologia streaming, é possível criar eventos online — webinars, por exemplo — ou transmitir os eventos em que a empresa é patrocinadora ou promotora e, assim, levar conhecimento e conteúdo útil para seus clientes, prospects e formadores de opinião.

Com isso, você amplia o alcance dos seus eventos a um número muito maior de pessoas, além de demonstrar o quanto a marca é inovadora e como se beneficia da comunicação na web. O ideal é que as pessoas façam um cadastro rápido para obter acesso à transmissão, para que você tenha dados de contato para nutrir leads (se relacionar com seu público).

Também é importante que seus eventos online sejam interativos, ou seja, que as pessoas possam participar enviando comentários e perguntas e compartilhando nas redes sociais, por exemplo.

Viu como o streaming pode ser usado de diversas maneiras? Ele chegou para ficar e trará muitos benefícios ao seu negócio! Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

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