6 alternativas para uma comunicação interna eficiente

6 alternativas comunicação interna

A comunicação interna é um canal presente em todos os níveis e setores da empresa, que independe da vontade ou planejamento de gestores. Sua relevância é tão grande que ela pode interferir positiva ou negativamente no clima organizacional, na cultura e na qualidade do ambiente de trabalho, entre outros aspectos.

Reconhecer e trabalhar os canais de comunicação pode trazer inúmeros benefícios à sua empresa. O ideal é trabalhar em busca da redução de ruídos, distorções e dúvidas, desenvolvendo a comunicação com o objetivo de fortalecer o relacionamento com o público interno. Além de ser abordada de forma clara e efetiva, ela deve alcançar todos os colaboradores, aproximando as pessoas dos processos em andamento.

Todavia, executar um plano de comunicação pode se tornar custoso e ineficiente, em especial, quando são utilizados métodos lentos, que desencadeiem o atraso das informações. Para que isso não aconteça, é possível usar ferramentas alternativas para comunicar e integrar com o público interno. Confira!

Mural

Embora seja um método bastante antigo, o mural ou quadro de mensagens, ainda é uma forma de notificar os funcionários. Ele não possui um custo alto de operação mas é suscetível a erros de gramática que gerariam a necessidade de novas impressões, mão de obra para fazer a troca manualmente e também perde destaque por não ser interativo.

Dispositivos Móveis

Aposte na mobilidade como um fator de agilidade no seu processo comunicativo. Permita que o colaborador tenha acesso à informação de onde ele estiver. Para isso, o uso do de e-mail marketing ou aplicativos é uma excelente alternativa, ambos disponíveis em diversas plataformas, de forma que o colaborador possa acessar do celular, tablet ou telas distribuídas no ambiente.

E-mail marketing

O tradicional e-mail tem seu destaque no ambiente organizacional. Que tal utilizar este meio de comunicação para divulgar newsletters com informações sobre os acontecimentos da empresa? Além de ser eficaz, a facilidade de ter o conteúdo em seu e-mail faz com que os colaboradores possam acessar a informação sempre que ficarem com alguma dúvida.

TV ou mural digital

Uma boa opção para a modernização dos métodos é o mural digital ou uma TV corporativa. As informações que alimentarão o veículo são as mesmas que seriam utilizadas no mural tradicional, porém, com mais agilidade, facilidade de acesso e um design bem mais atrativo.

Apesar de, inicialmente, parecer mais custoso para a empresa, a solução torna-se bem mais cativante quando analisada através da perspectiva de comodidade em relação a atualização das informações, possíveis correções, redução do uso de materiais impressos etc. Além disso, este meio oferece uma grande vantagem: a possibilidade de usar vídeos para facilitar a comunicação.

Menu Board

O Menu Board é ideal para os estabelecimentos que buscam uma comunicação modernizada e altamente eficaz. A solução consiste na união de painéis estáticos espalhados pelo ambiente a fim de divulgar informações do produto, como preços, promoções, características. A atualização das informações pode acontecer de forma rápida e flexível, a atratividade do painel está concentrada na possibilidade de personalização e dinamismo das telas.

Webinar na comunicação interna

Outra possibilidade bastante eficiente na hora de investir em comunicação são os webinars. Trata-se de uma gama de eventos on-line, contando com transmissão ao vivo, para a divulgação de marketing de conteúdo. O objetivo é disseminar informações, engajar o público e fidelizar através da conquista dos clientes internos. É um ambiente interativo, prático, que trabalha em tempo real, reduzindo os custos de deslocamento.

Para além dessas possibilidades, ainda existe uma série de outras opções, como palestras, revistas de circulação interna ou jornais empresariais e vídeos disponibilizados na intranet.

Conte-nos como você otimiza os recursos disponíveis para tornar a comunicação interna da sua empresa mais eficaz. Deixe o seu comentário e participe!

Deixe uma resposta