7 dicas de montagem de estrutura para uma transmissão ao vivo

7 dias estrutura streaming

Hoje em dia, qualquer pessoa pode ter um canal e ali disseminar suas ideias. Com a velocidade das conexões, a transmissão ao vivo pela internet se tornou uma realidade com grandes eventos como shows sendo exibidos exclusivamente on-line. Como a internet é democrática, a transmissão ao vivo não é algo exclusivo de grandes empresas. Abaixo daremos f

Tenha um cronograma de atividades e um roteiro para a transmissão ao vivo

Ter um cronograma de atividades é essencial para quem deseja fazer uma transmissão ao vivo. Nele, você poderá colocar todas as especificidades da transmissão, possíveis problemas que podem acontecer, equipamentos necessários, horários e o roteiro. O roteiro, por exemplo, te ajudará a ditar o ritmo, saber onde começar e terminar. Considere-o como primeiro item quando pensar em transmissão ao vivo.

Faça uma pré-produção

Por se tratar de uma transmissão ao vivo, todo cuidado é pouco. Dias antes faça uma pré-produção, teste equipamentos, delegue as tarefas para a equipe, faça um ensaio do que será apresentado, veja se falta algo importante para que a transmissão seja um sucesso.

Tenha os itens essenciais para a transmissão

Câmera de vídeo

Você precisa de uma câmera de vídeo de boa qualidade, uma que grave pelo menos com qualidade HD — ou 720p. O ideal é FullHD. Hoje em dia, as câmeras digitais e até mesmo as de celulares e tablets já oferecem qualidade suficiente para uma boa imagem. Considere o uso de um tripé para as imagens não saírem tremidas.

Microfone

É preciso se preocupar também com a captura de áudio. Não recomendamos o uso do microfone embutido nos aparelhos, fica aqui a sugestão de um microfone avulso, daqueles que você conecta ao aparelho.

Placa de Captura

Caso a sua câmera não seja capaz de receber microfones externos diretamente, você precisará de uma placa de captura. O que a placa faz é unir o sinal de áudio e o de vídeo e enviar os dois juntos para o programa de edição do seu computador.

Mesa de corte de vídeo

Várias câmeras já estão ligadas ao seu computador e você precisa escolher qual imagem será exibida para o público. Bom, como uma mesa de som é algo grande e caro, fica a sugestão de uma mesa de corte virtual. Ela oferece tudo o que você precisa (caso uma tela touch esteja disponível, considere o trabalho mais fácil). Procure pelo Vidblaster e TriCaster TCXD300.

Formato do arquivo

O arquivo bruto gravado pelas câmeras é muito grande e pesado, entra aqui o trabalho do encode, um compactador de vídeo — o responsável pelas imagens de alta qualidade serem transmitidas pela internet utilizando pouca banda. Sugerimos o uso do Adobe Flash Live Media Encoder, uma ferramenta gratuita que te ajudará a enviar a imagem pronta para o servidor.

Fique atento ao servidor de transmissão

Aqui você precisa escolher onde o seu vídeo será exibido. É importante pesquisar empresas tradicionais no mercado, que garantam a qualidade do que você precisa. O servidor aguentará transmitir para 100 pessoas? E para 10.000? Isso precisa ser levado em consideração. Problemas como o travamento podem ocorrer e isso culminar no abandono da transmissão por parte dos internautas.

Tenha uma boa internet

Dizem por aí é que é possível fazer transmissão ao vivo através de uma conexão 3G, mas como estamos focando em qualidade, vamos ignorar essa sugestão. Aqui será necessário, de forma mínima, um link com 2 MB de upload. As chances de o vídeo cair no meio da transmissão são reduzidas drasticamente.

Faça a divulgação

Tudo está pronto, agora é hora de procurar as suas redes (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.) e anunciar a sua transmissão ao vivo. Não se esqueça de estar presente, respondendo a possíveis dúvidas das pessoas.

Esteja preparado para os problemas

Você deve estar preparado para os imprevistos e deixar sua equipe ciente disso. Tenha um plano para caso a conexão caia, um número maior de espectadores (que o servidor não suporta), algum problema com o apresentador, entre outros. Por isso, saiba o que fazer e como fazer, aqui voltamos a ressaltar a importância do planejamento.

Gostou das sugestões sobre transmissão ao vivo? Assine a nossa newsletter e tenha sempre no seu e-mail dicas sobre comunicação digital e web.

Deixe uma resposta