Comunicação horizontal ou vertical? Qual a melhor opção para sua empresa?

comunicao horizontal ou vertical

Ter uma estrutura administrativa bem estruturada é fundamental para o desempenho organizacional. Viver sem comunicação seria possível? Ficar sem falar ou ouvir o outro?

São situações impossíveis para que se consiga conviver em sociedade ou para criar algo que vá adiante. É através desse canal que todos se relacionam e se guiam, independentemente do tamanho ou segmento de uma organização.

O que é a comunicação?

Comunicação: ação de transmitir uma mensagem e receber outra como resposta. Um campo de conhecimento que estuda os processos de relacionamento humano. O que dá vida ao andamento do planejamento de uma empresa.

Para se iniciar o processo de como trabalhar à comunicação, que nada mais é, do que o fluxo de informações, traça-se um plano, desenhando o perfil da empresa, para se manter em sintonia de modo organizado, bastante claro, estabelecendo formas de administração e chegar a um consenso para decidir qual a melhor opção a ser seguida pela sua empresa.

Vejamos:

A comunicação vertical

Tem que haver uma hierarquia. Os líderes não são líderes por acaso, sua participação é essencial para emitir as informações necessárias aos seus liderados, de maneira natural e simplificada, evitando ruídos desnecessários.

Organograma vertical é o mais utilizado nas organizações, representado por uma pirâmide, para apresentar a estrutura hierárquica da companhia: no topo o presidente, na sequência os diretores, gerentes, e assim por diante.

Essa comunicação é feita entre pessoas de níveis hierárquicos diferenciados e o fluxo pode se dar de duas formas :

Ascendente

Enviar planilhas de resultados aos superiores referentes a uma área ou projeto, sugestões, críticas, relatórios de pesquisas, decisões.

Desvantagens da comunicação vertical ascendente: não é nada objetivo, muitas vezes não há veracidade das informações relatadas entregues aos líderes.

Descendente

Quando se inicia pela mesa diretiva, no topo, seguindo no sentido da base hierárquica. Essa comunicação se dá através de informações, comunicações e orientações sobre regras e regulamentos da empresa.

Desvantagens da comunicação vertical descendente: não há predominância na participação dos subordinados.

Comunicação horizontal

Entendendo-se que o organograma horizontal possui semelhanças com o organograma vertical, diferenciando na distribuição dos cargos, ao invés de um sobre o outro, são laterais, isso é lado a lado. O propósito é a diminuição do “choque” que a informação vertical possa causar. Deixando ao colaborador com a sensação de que sua função é tão importante quanto qualquer outra dentro da empresa.

Comunicação horizontal: abrem-se portas às ideias, inovações, conversas para o bem estar das equipes, melhorias e relacionamentos interpessoais, envolvendo diferentes  departamentos com membros diversificados. Seria um tipo de comunicação lateral, que se pode chamar de informal, a qual não são especificadas os níveis de equipes que poderão participar.

Desvantagens da comunicação horizontal: com o crescimento da organização pode haver menor aproximação entre os departamentos.

Agora que você já conheceu um pouco mais os conceitos sobre comunicação horizontal e comunicação vertical, com suas vantagens e desvantagens, poderá  compartilhar esse artigo com seus colegas de trabalho, para chegar no melhor tipo de comunicação para sua empresa. Importante lembrar que todas as maneiras possuem vantagens e desvantagens, e que a escolha dependerá das necessidades de cada organização. 

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