Crises podem ser Evitadas com Administração do Tempo e Assertividade

A gestão empresarial e de equipes é uma responsabilidade que pode muitas vezes se tornar estressante. Além do volume de tarefas, estas atividades de gestão frequentemente vêm acompanhadas de crises que dificultam a rotina e podem provocar baixas de produtividade.

Neste contexto, vale ressaltar que a melhor conduta é evitar as crises a todo custo. Mas como fazer isso? Esta é uma questão que pode parecer complexa para muitos gestores, mas que na verdade tem uma saída bastante simples. O fato é que as crises podem ser evitadas com administração do tempo e assertividade nas ações.

Parece vago? Então veja abaixo como implementar estas condutas para evitar o surgimento de crises e alavancar a produtividade!

Atitudes simples que podem prevenir o surgimento de crises no trabalho

Com a adoção de alguns simples hábitos é possível desfrutar de um dia a dia mais tranquilo no trabalho. E mais! Estas mesmas ações têm um grande potencial de evitar que as crises aconteçam, melhorando a produtividade e a qualidade de vida em médio e longo prazo. Veja a seguir quais são:

Invista na sua caixa de e-mails

Os e-mails já se tornaram ferramentas indispensáveis na rotina de qualquer profissional. Mas a verdade é que muitos não empregam as melhores práticas de utilização deste, que têm uma elevada capacidade de evitar crises.

Para isso, lembre-se de:

  • Sempre checar o assunto antes de abrir uma mensagem
  • Separar mensagens urgentes das demais
  • Separar a caixa pessoal a profissional
  • Formalizar toda conversa por e-mail

As três primeiras ações listadas têm o potencial de evitar erros de interpretação e prevenir o esquecimento de mensagens importantes. Já a última contém um fator essencial para a prevenção de crises.

Por mais que muita gente ainda prefira a praticidade de resolver tudo por telefone, mesmo que um assunto tenha sido tratado oralmente, certifique-se de formalizar a conversa via e-mail. Assim, não há como ocorrer maus entendidos posteriores.

Otimize as reuniões

Reuniões têm como objetivo otimizar o negócio. Mas muitas vezes o efeito delas é o contrário. Para evitar que uma reunião se torne motivo de crise na empresa, convoque apenas o time diretamente relacionado ao assunto, certifique-se de ter em mãos todo o material necessário e organize uma pauta, que deve ser atualizada para uma reunião futura.

Organize as tarefas

O acúmulo de tarefas é um dos principais motivos de crise corporativa. Para evitar que isto ocorra, organize-as por ordem de prioridade, estime o tempo para a conclusão de cada uma, estabeleça prazos de cumprimento e certifique-se de deixar horários livres para imprevistos.

Garanta a eficiência dos avisos

Atualmente os murais de avisos passam despercebidos na maior parte das empresas. Além disso, geram um gasto de papel desnecessário. Para otimizar a comunicação e o uso de recursos, crie quadros de avisos virtuais com a atualização de um mural digital. Eles são muito mais dinâmicos e permitem comunicação instantânea.

Saiba quando e como dizer não

Por fim, uma das condutas mais importantes para a prevenção de crises corporativas: saber dizer não. Para isso, basta saber quando e como. Um exemplo é não aceitar tarefas cujo tempo não permite completar. Para este e outros casos, o não pode garantir a tranquilidade no trabalho; basta saber argumentar e justificar o motivo.