Digital Signage – Aplicações

DIGITAL SIGNAGE ALICACOES

A indústria da tecnologia está em constante transformação e nos últimos anos vem apresentando novidades também na área de sinalética. A comunicação no ponto de venda e até externa, que antes era totalmente feita a partir de cartazes, placas ou outros impressos, agora também pode ser digital, e por isso é chamada de Digital Signage.

Praticamente toda a mídia que utiliza a tecnologia de Digital Signage utiliza aparelhos de LCD ou plasma, telas profissionais LFD ou telas de projeção dos mais diversos tamanhos. Além disso, também necessitam de um computador ou um player, que vai ser capaz de transmitir o material em vídeo que será veiculado. Para gerenciamento dos conteúdos existem Softwares Especializados no mercado, com recursos como administração de grades de mídias, agendamento de horários de exibição, monitoramento remoto e muito mais.

Quais são as principais aplicações do Digital Signage?

Com certeza você já deve ter se deparado com uma comunicação feita a partir do Digital Signage. Nos dias de hoje, esta forma de comunicação está em todos os lugares, já que possibilita uma comunicação mais completa e chamativa.

Afinal, ao invés de um impresso e uma imagem estática, o Digital Signage permite a veiculação de movimento e aumenta o universo de mensagens transmitidas, captando a atenção do público com muito mais eficiência. Leia também o artigo que escrevemos sobre a Importância do Digital Signage em pontos de espera.

É possível utilizar o digital signage em praticamente qualquer lugar. Mas as principais aplicações são:

* Aeroportos, rodoviárias e outros pontos ligados ao meio de transporte:

Este tipo de lugar tira o máximo de proveito, já que pode atualizar a informações referentes aos voos, ônibus ou trens em tempo real, agilizando a comunicação e o entendimento das pessoas.

* Pontos de venda

Muitos são os pontos de venda de varejo que aproveitam os benefícios do digital signage. Supermercados de todos os tamanhos instalaram telas de TV junto aos caixas, informando sobre promoções de produtos vigentes ou que ainda estão por vir. Algumas até transmitem material de entretenimento, deixando a experiência de compra muito mais agradável.

* Salões de beleza ou consultórios médicos

Ao invés de simplesmente transmitir a programação de uma emissora local, muitos lugares especializados na prestação de serviços como salões de beleza ou consultórios médicos, têm buscado parcerias com empresas de mídia para manter pontos de digital signage.

Nas telas, os consumidores acompanham novidades, promoções e até publicidade de empresas parceiras, garantindo uma receita extra e aumentando a lucratividade do ambiente.

* Shoppings Center

Muitos shoppings apostaram no digital signage e espalharam totens com telas em todos os pisos. As lojas podem alugar o espaço para divulgar novidades e promoções e aproveitam para aumentar o trafego de pessoas.

Em alguns lugares, é possível ainda saber sobre a programação do cinema, notícias e outras curiosidades em geral.

Ou seja, ao investir em digital signage, a marca ganha em visibilidade, já que uma tela de vídeo chama a atenção com muito mais facilidade do que qualquer mídia impressa, através de suas imagens em movimento, cor e brilho.

Para conquistarem um resultado ainda melhor, mais do que somente publicidade, o digital signage deve apresentar conteúdo interessante, sempre de acordo com as características de seu público-alvo e estar presente na hora certa e no local ideal para captar o maior número de pessoas possível.