O que é streaming e como isso pode ser relevante para minha empresa?

O que e Streaming

O uso da tecnologia streaming tem crescido exponencialmente ao longo dos últimos anos, tanto para fins de entretenimento quanto como um veículo para que as organizações melhorem sua transmissão de dados, áudio e vídeo on-line, apoiando assim seus esforços de comunicação interna e externa, bem como para treinamentos e capacitações da equipe. Você sabe exatamente O que é streaming?

Neste artigo, você entenderá do que se trata a tecnologia streaming e como ela pode ser usada na sua empresa. Nos tópicos a seguir, conversaremos sobre as possibilidades de aplicações e também sobre algumas empresas que já utilizam esta tecnologia com sucesso. Ao final, apresentaremos algumas sugestões de implementação. Acompanhe!

O que é streaming?

Podemos traduzir o termo Streaming literalmente como “fluxo contínuo”. Ele se refere a uma tecnologia que permite a transmissão e o acompanhamento ao vivo de vídeo ou áudio na internet sem a necessidade da realização de downloads dos conteúdos. Trata-se, portanto, de uma transmissão instantânea, em direto.

Basicamente, para fazer um streaming é necessário uma boa conexão com a web e um servidor de streaming de qualidade. Logicamente, as pessoas envolvidas na apresentação, reunião, evento etc. devem estar equipadas com computadores que contenham câmeras e microfones.

Apesar de ter ganhado força nos últimos anos, esta tecnologia já existe desde o início dos anos 1990. Como a internet evoluiu e os usuários ao redor do mundo, a partir dos anos 2000, adquiriram mais capacidade de banda, o streaming vem ganhando cada vez mais força e sendo utilizado também no meio corporativo, inclusive possibilitando o surgimento de muitos negócios de mídia.

De que forma é possível utilizar a tecnologia streaming nas empresas?

As empresas podem fazer uso da tecnologia streaming para melhorar sua comunicação interna, realizando videoconferências entre os departamentos, filiais e parceiros de negócio. Também podem realizar a transmissão de eventos próprios ou de terceiros para suas equipes ou para seu público-alvo em ações de marketing e relacionamento.

Outro uso interessante desta tecnologia é na capacitação de funcionários, parceiros de negócios e até clientes (cursos, workshosps, webinars ao vivo, etc.). Também é possível realizar vendas à distância, em videoconferências com clientes. Enfim, as possibilidades são inúmeras.

E isso tudo pode ser feito por meio de serviços populares como a twiticam, do Twitter, ou os Hangouts do Google (nos casos de comunicação interna, especialmente) e também por meio de sistemas que podem ser desenvolvidos pela própria empresa ou adquiridos de fornecedores especializados.

A tecnologia streaming também possibilitou o surgimento de negócios inovadores como o Netflix, que oferece filmes e séries on-demand para milhares de consumidores ao redor do mundo. A empresa cobra uma mensalidade de seus clientes que podem assistir aos conteúdos em qualquer hora e por meio de qualquer dispositivo (desktop, tablet, smartphone, televisores smart etc.).

No Brasil, um serviço parecido com o do Netflix está sendo oferecido pela TV Globo, é o Globo Play, onde a emissora disponibiliza em tempo real o que está transmitindo na TV aberta, além dos arquivos de todo seu conteúdo para seus assinantes e também já começou a oferecer programação exclusiva.

4 sugestões de uso da tecnologia streaming para o seu negócio

Agora que você já sabe O que é streaming e já conseguiu visualizar suas aplicações com alguns exemplos que já fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas ao redor do mundo, veja algumas sugestões de utilização na sua empresa:

1. Compartilhe eventos ao vivo

Os eventos que sua empresa realiza, tais como conferências, participações em feiras, palestras etc. podem ser ampliados para uma audiência muito maior. Por meio da tecnologia streaming, é possível transmitir ao vivo para o público-alvo, de forma aberta ou controlando quem pode assistir – basta criar uma chave de acesso ao hotsite do evento, por exemplo.

Assim, você pode fazer com que o propósito do evento chegue até as pessoas que não podem comparecer nele, ao mesmo tempo em que dá interatividade aos seus clientes e fortalece a imagem da marca.

2. Promova cursos para sua equipe ou para seus clientes

Uma empresa que tem várias filiais, geralmente investe muito dinheiro deslocando seus colaboradores para um evento de capacitação. Da mesma forma, empresas que oferecem serviços e produtos que necessitam de treinamento (empresas desenvolvedoras de softwares, por exemplo), têm altos investimentos.

Que tal montar um curso e transmiti-lo ao vivo para o público-alvo? Isso diminui consideravelmente o custo e amplia o alcance.

3. Faça vendas para clientes que estão distantes do seu escritório

Vamos pegar o exemplo de uma empresa desenvolvedora de software para gestão empresarial para ilustrar este tópico. O processo de venda deste tipo de produto, geralmente requer demonstrações técnicas.

Que tal fazer esta apresentação de forma remota, do conforto do seu escritório para todas as pessoas interessadas (o gestor da empresa cliente, a equipe de TI e alguns usuários)?

Imagine como os custos de aquisição de clientes podem ser diminuídos quando há a possibilidade de fazer parte ou a totalidade da venda via videoconferência!

4. Promova ações de marketing digital

Como sabemos, as empresas devem, cada vez mais, investir em conteúdo de qualidade para se posicionar nos mecanismos de busca e atrair seu público-alvo para seus canais digitais (site, blog, redes sociais, loja virtual etc.) e, assim, identificar e se relacionar com leads e transformá-los em clientes.

Assim, outro uso muito interessante da tecnologia streaming é incluí-la na estratégia de marketing digital. É possível, por exemplo, fazer webinars de apresentação de produtos e serviços e receber os feedbacks do público, sanar dúvidas etc. Também é possível realizar podcasts (áudio) e entrevistas em vídeo ao vivo com clientes, especialistas etc.

Leia também: 5 tabus da transmissão on-line.

Em suma, utilizar a tecnologia streaming para fazer transmissões ao vivo pode ser útil tanto para dar uma imagem inovadora à marca, quanto para potencializar a comunicação entre os colaboradores e com o mercado. Sua empresa também pode usar as transmissões ao vivo como infoprodutos, oferecendo treinamentos e diversos tipos de conteúdos para clientes em forma de assinatura.

Sua empresa já utiliza a tecnologia streaming? Você gostou destas dicas? Deixe um comentário!

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