Pesquisa de Satisfação. Você sabe a importância?

importancia da pesquisa de satisfacao

As boas empresas pensam no cliente em cada etapa de desenvolvimento, divulgação e comercialização de um produto. Para isso, investem em pesquisas para conhecer o público-alvo e buscam ouvir quais são as demandas do consumidor. No entanto, isso não adianta se o empreendedor não tentar saber se os seus esforços em agradar o comprador estão sendo válidos e é para isso que existem as pesquisas de satisfação.

O que é uma Pesquisa de Satisfação

Uma pesquisa de satisfação é um levantamento estatístico que mostra, em números, se o produto ou serviço está atendendo ou superando as expectativas do consumidor. Existem diversos métodos para aplicar uma pesquisa como essa, mas a atribuição de notas acaba sendo um dos mais eficientes em termos de mensuração.

O ideal é que a pesquisa seja sucinta, objetiva, pois se o questionário for muito longo, há grandes chances de o cliente desistir de preenchê-lo. Uma boa forma de elaborar o levantamento é colocando critérios para que o respondente dê notas de zero a cinco, por exemplo: qualidade, aparência, preço, atendimento…

Como analisar os resultados

Para que a pesquisa traga resultados significativos, é importante escolher as métricas corretas e isso depende do que se pretende avaliar.

O objetivo é observar a satisfação em relação à qualidade, ao preço ou ao atendimento? Essa resposta vai indicar a melhor maneira de elaborar as perguntas e também de analisar os resultados, ou seja, o caminho mais eficaz é começar com critérios de avaliação pré-estabelecidos. Isso permite trabalhar cada aspecto da empresa individualmente.

Com o resultado da pesquisa em mãos, tanto os dados estatísticos quanto o relatório elaborado a partir deles, os gestores da empresa devem analisar os aspectos que receberam notas baixas, ou seja, que não estão sendo considerados satisfatórios para o cliente. A pesquisa de satisfação só tem razão de ser se a empresa estiver realmente disposta a mudar e melhorar.

Se a maior parte do público respondente considerou que o preço não está a contento, por exemplo, cabe à empresa buscar formas de reduzi-lo. Se o grande problema apontado foi o atendimento, pode ser o caso de oferecer um treinamento aos colaboradores, focando nesse sentido. É no momento de tomar a decisão de promover uma mudança que a pesquisa de satisfação tem razão de ser.

Benefícios para sua empresa

E engana-se quem pensa que essas pesquisas só beneficiam os clientes, pois a empresa que investe nelas também leva vantagem, principalmente a melhora da sua imagem e credibilidade perante o público. Os consumidores estão cada vez mais levando em consideração os empreendedores que se mostram atenciosos diante das suas demandas. Além disso, os resultados da pesquisa também mostram os caminhos para que a empresa cresça.

Hoje em dia, existem dispositivos muito modernos que ajudam na pesquisa de satisfação. Um deles é a própria internet, que possibilita que o cliente responda sem sair de casa. Os tablets no ponto de venda também estão sendo bastante utilizados, pois permitem que a avaliação seja feita logo depois de o indivíduo ter a sua experiência com o produto ou serviço. Todas as ferramentas podem ser usadas em conjunto para buscar melhores resultados.

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