Quadro de avisos – Entenda sua importância

quadro de avisos

Todo mundo sabe que uma empresa só caminha bem se todos os seus funcionários, administradores, servidores estiverem em certa harmonia. O bom funcionamento é o resultado da sintonia estabelecida entre todos os envolvidos. Essa sintonia se refere a cada um fazer a sua parte, e consequentemente, o conjunto de todas as ações individuais, resultem no melhor andamento possível de uma determinada organização.

Além de cada um fazer com maestria a sua função, é necessário que todos estejam interligados, de uma forma ou de outra. Isso significa que todos precisam estar cientes de tudo o que acontece no ambiente de trabalho. Nenhuma das partes envolvidas pode estar distanciada de todo o processo do trabalho.

Quadro de Avisos

Aí entra o importante papel do quadro de avisos. Essa ferramenta já é utilizada há muito tempo pela maioria das empresas, instituições e demais organizações. Por mais simples que pareça, um quadro de avisos cumpre muito bem, e de forma satisfatória, a função de transmitir os avisos mais importantes a todos os envolvidos. O Quadro de Avisos é útil tanto para as pequenas empresas, mas principalmente, para as grandes, nas quais a comunicação individual acaba sendo muito mais difícil.

É importante que o quadro de avisos, seja tradicional ou digital, seja colocado em um espaço visível e que esteja ao alcance de todos, ou pelo menos, da maior parte dos funcionários. Quando este é colocado em um lugar restrito, onde a circulação de pessoas é pequena, há grandes chances de que os comunicados não cheguem até as pessoas que precisam chegar, ou ainda, cheguem depois do previsto.

É de grade valia também que os administradores, responsáveis por manter o quadro de avisos atualizado, solicite, com certa frequência, que seus funcionários estejam sempre atentos aos comunicados do quadro. Não adiante ter um quadro com todos os avisos se ninguém presta atenção neles.

Quadro de Avisos – Digital

Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novos dispositivos, o quadro de avisos tradicional, colocado na parede com os comunicados impressos, pode ser hoje, facilmente substituído pelo Mural Digital.

Essa ferramenta pode facilitar o uso e a visualização dos comunicados pois são gerenciadas remotamente com alteração de conteúdos em tempo real. Existem softwares especializados para gestão de um Mural Digital como o Mural Digital da Nucleo Media.

Além do mural digital, outra alternativa para substituir o quadro de avisos é a criação de grupos com todos os funcionários nas redes sociais. Dessa forma, os comunicados podem ser postados pelos administradores e recebidos em tempo real pelos trabalhadores. Se essa for a alternativa escolhida, é importante, no entanto, que os responsáveis tenham a confirmação de que todos possuem acesso ao grupo e ainda, que todos acessem com frequência.

Uma maneira muito utilizada pela maioria das empresas hoje em dia para transmitir seus avisos para seus funcionários é por meio de um grupo criado no aplicativo WhatsApp. Esses grupos também são um meio eficiente para a divulgação dos comunicados de uma empresa, uma vez que todos os envolvidos recebem notificações, evitando que não sejam lidos por esquecimento.

Dessa forma, o quadro de avisos, tanto na sua versão tradicional, quanto às versões mais modernas, são extremamente importantes para o bom andamento das empresas.

Gostou deste artigo. Leia também 6 Alternativas para uma comunicação interna eficiente.

Deixe uma resposta