5 estratégias de gestão para reduzir a fila de espera no seu negócio!

Quem lida com atendimento sabe que uma das principais reclamações é em relação ao tempo de espera na fila. Seja qual for o negócio, há períodos em que a paciência do cliente é testada.

Mas a boa notícia é que existem maneiras de minimizar esse problema que afeta tantas empresas. Confira a seguir 5 estratégias de gestão que contribuem para reduzir o tempo de espera na fila.

1- Faça um levantamento do fluxo de pessoas

Antes de pensar em qualquer estratégia, você deve ter uma ideia clara de como é o fluxo de pessoas no seu negócio. Qual período há um número maior de procura? Qual o serviço que demanda mais tempo? Qual o tempo médio de espera?

Tudo isso deve ser analisado para que você compreenda como é o dia a dia do seu negócio. E nem sempre a observação normal é capaz de dar as respostas que você precisa. Deve-se investir em análises claras e objetivas.

2- Classifique o risco de cada negócio

Agora é o momento de você avaliar o risco de cada negócio. Por exemplo: o risco de quem está esperando na fila de um hospital é maior do que quem espera para pagar uma conta. Essa análise é feita de acordo com o tipo da sua empresa e os serviços os quais oferece. Seja objetivo e claro nessa parte, pois isso afeta toda a estratégia e ajuda a buscar excelência no seu negócio.

3- Uso de um sistema de gerenciamento de filas

A tecnologia é capaz de ajudar muito a reduzir as filas. Utilize um sistema de gerenciamento de filas com painéis para otimizar isso, uma vez que os mesmos são desenvolvidos para organizar e direcionar os clientes de forma interativa. Além disso, os mesmos painéis podem apresentar conteúdo informativo para os clientes e divulgar seus produtos.

Apresentar informações de acordo com o perfil do seu público-alvo é uma maneira de aperfeiçoar a experiência de atendimento. Em uma clínica médica, você pode por exemplo, veicular conteúdos com dicas de saúde e qualidade de vida.

4- Tenha constância nas suas ações

Se começou agora colocar essas ações em prática, aguarde um tempo para ter certeza da performance. Mantenha essas estratégias por um prazo e avalie como foi essa iniciativa para o seu negócio. Afinal de contas, toda empresa é única e nem sempre uma solução pode ser a melhor para todos os negócios.

5- Acompanhe os indicadores de performance da fila de espera

Assim como você fez uma análise do fluxo anteriormente, é necessário monitorar alguns dados como tempo de atendimento e tempo de espera. Além disso, deve ter a classificação de pacientes atendidos, taxa de admissão, alta e ocupação. Tudo isso é importante para avaliar melhor quais pontos cegos devem ser melhorados.

Todas essas dicas podem ser colocadas em prática de acordo com o perfil do seu negócio. Isso porque é importante focar no tempo das filas, uma das principais reclamações dos clientes. Comece hoje mesmo a colocar algumas dicas em prática e observe o desempenho da sua empresa durante esse período.

E se você gostou do tema e quer saber mais sobre isso, acompanhe aqui. Sempre tem conteúdo bem legal para você colocar em prática no seu negócio. Ah, lembre-se também que você pode deixar sugestões de temas ou tirar dúvidas nos comentários. Estamos à disposição para te ajudar!

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