Saiba como fazer um webinar de sucesso

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Você provavelmente já ouviu falar e pode até já ter participado de um webinar, ou seja, um seminário on-line. Geralmente estes eventos são transmitidos ao vivo pela internet e isso pode assustar quem está planejando organizar um seminário desse tipo. Por isso, no artigo de hoje reunimos algumas dicas de como fazer um webinar de sucesso, confira!

Defina o tema

Esse tipo de seminário é uma ótima forma de criar uma reputação para sua empresa, gerando autoridade e atraindo consumidores e leads, mas serão as necessidades da sua empresa que determinarão o tema do webinar. Esse é o primeiro passo a ser dado. É preciso fazer uma boa avaliação e relacionar o que sua empresa precisa com o que o seu público-alvo está interessado, e que tipo de resultado esse webinar pode gerar para sua marca.

Convide palestrantes com respaldo no assunto escolhido

Se você não se sente à vontade para tocar no assunto que foi escolhido como tema, ou simplesmente julga que não tem autoridade suficiente no assunto, é importante convidar palestrantes que o tenham. Faça o contato com antecedência e tenha uma boa data e horário em mente. Pesquise se a data escolhida é relevante e se não tem nenhum evento muito importante nessa data, caso contrário, seu webinar pode ser um fracasso de audiência.

Promova seu webinar

Seu webinar provavelmente será um imenso fracasso se a promoção for pouca ou malfeita. Se sua empresa já obteve uma boa base de leads, você pode enviar alguns e-mails convidando esses possíveis consumidores, por exemplo. As redes sociais também são uma ótima maneira de propagar esse tipo de evento, devido ao alto grau de compartilhamento de informações, que esse tipo de mídia permite.

Anúncios pagos também podem ser uma ótima alternativa de propaganda, como o Google AdWords. E, é claro, seu próprio site pode ser a melhor maneira, caso já tenha uma marca conhecida. Alguns banners e links em posts são uma ótima forma de se conseguir consumidores para o seu webinar.

É importante também manter algum tipo de página em seu canal ou website para que o público possa se registrar no evento. Essa é uma ótima oportunidade para se gerar leads, uma vez que o e-mail dos inscritos será registrado. Não se esqueça também de colocar as informações necessárias sobre o evento, como a data e o tema, e de manter uma monitoração constante de quantos leads já foram convertidos, analisando se é preciso reforçar os canais de divulgação.

Tenha uma boa infraestrutura

Tão importante quanto a qualidade do conteúdo é a qualidade da parte técnica. As câmeras precisam dar conta do recado, assim como a iluminação, o áudio, e o canal de comunicação entre os espectadores e os palestrantes. Um webinar com má qualidade técnica está fadado ao fracasso.

Interaja com os participantes

Quando finalmente seu webinar for iniciado, é importante sempre interagir com os participantes, seja com comentários ou com a resposta das perguntas que surgirem. Nunca deixe de dar atenção ao público. Eles poderiam estar simplesmente vendo um vídeo sobre o assunto, mas se eles estão participando do webinar, é porque eles querem interação.

Recomendamos ter ao menos uma pessoa na função de mediadora dessa conversa entre palestrante e público. Ao final da apresentação, seja educado e sempre agradeça a atenção de todos os participantes, principalmente, daqueles que participaram ativamente fazendo perguntas e comentários relevantes. Não se esqueça de também dar as informações finais, como onde o webinar estará disponível para acesso posterior.

Dê um bom tratamento “pós-venda”

Caso não tenha conseguido responder todas as dúvidas deixadas durante a transmissão, responda após, para que dessa forma todos os participantes sejam respondidos. Você pode também fazer algum tipo de pesquisa visando saber o feedback do público em relação ao webinar. Dessa forma você saberá quais pontos melhorar quando for organizar o próximo evento.

Se você gostou dessas dicas sobre como fazer um webinar de sucesso, você precisa ler esse post: 5 maneiras de usar o streaming no seu negócio. Boa leitura!

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