Tela TRF4 – Julgamentos ao vivo – Tribunal Regional Federal

julgamentos ao vivo TRF

Para facilitar a vida de Advogados, réus e magistrados o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, possui um projeto gigante de transmissão ao vivo, onde os processos podem ser acompanhados em tempo real pela internet através de um computador, tablet ou celular! Vamos te explicar neste artigo, como funciona este sistema de transmissão e todos os benefícios que esta tecnologia oferece!

tribunal regional federal nucleomedia

Julgamentos ao vivo

Contribuindo com a desburocratização, após 10 anos de planejamento, o TRF4 implementou um sistema que mudou muito o acesso aos julgamentos realizados na casa. Através de mais de 30 câmeras com ângulo de 360º, instaladas na sala onde são realizadas as audiências, qualquer pessoa pode assistir aos julgamentos em tempo real. O Tribunal investiu 8 milhões de reais no projeto e conta com uma central técnica que parece até com um estúdio de TV, com mesa de corte, câmeras e monitores.

Para gerenciamento e segurança da transmissão, o TRF4 escolheu o software Webinars, que atende as diversas necessidades do projeto, entre elas, transmissão sem limites de participantes simultâneos, relatório online de audiência e suporte técnico online.

tribunal regional federal studiobox

Funcionamento

Além dos julgamentos em tempo real, através do portal do tribunal é possível visualizar as audiências que estão no acervo e os processos que ainda vão ocorrer. Desta forma é possível selecionar um arquivo direto na consulta processual e assistir todas as sessões que ocorreram no processo. Porém, não são anexados aos processos eletrônicos as imagens dos julgamentos sem debates e aqueles que foram decididos de forma unânime. Já os processos em segredo de justiça não serão transmitidos nem indexados em vídeo no processo.

Além das facilidades e acessibilidade que o projeto oferece, o sistema vai mais além. Por exemplo , se um advogado de uma outra cidade ou localização não puder participar de um julgamento ele tem o direito a uma Sustentação Oral a distância, uma mão na roda para os advogados que não precisam se deslocar até o tribunal, reduzindo despesas de deslocamento, muitas vezes impagáveis pelos seus clientes. A transmissão é perfeita! Com som e imagem de ótima qualidade, a sensação do advogado é de estar dentro da sala de audiências.

tribunal regional federal tecnologia

Benefícios

Além da contribuição para a democratização da justiça, os benefícios gerados na implementação deste projeto foram enormes, entre eles:

– Redução de despesas com papéis, impressões.

– Redução do Transportes de processos.

– Espaços menores nos prédios de arquivos.

– Redução de 80% no tempo de andamento dos processos.

Para o advogado Luiz Carlos Levenzon, que também foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), o sistema aproxima as pessoas do Judiciário. “Os debates são públicos e o Judiciário é um espaço público. A lei diz que a audiência é pública, então o acesso das pessoas em relação aos julgamentos é uma questão de democracia, de transparência”, explica Levenzon.

Tecnologia de transmissão

A tecnologia de transmissão utilizada neste projeto é conhecida como Streaming. Se você não sabe o que é Streaming veja o artigo que escrevemos sobre O que é streaming e como isso pode ser relevante para minha empresa?

De forma resumida podemos traduzir o Streaming literalmente como “fluxo contínuo”. Ele se refere a uma tecnologia que permite a transmissão e o acompanhamento ao vivo de vídeo ou áudio na internet sem a necessidade da realização de downloads dos conteúdos.

Esta tecnologia é utilizada por muitas empresas que podem fazer o uso da tecnologia para melhorar sua comunicação interna, realizando videoconferências entre os departamentos, filiais e parceiros de negócio. Também podem realizar a transmissão de eventos próprios ou de terceiros para suas equipes ou para seu público-alvo em ações de marketing e relacionamento.

Outro uso interessante desta tecnologia é na capacitação de funcionários, parceiros de negócios e até clientes (cursos, workshosps, webinars ao vivo, etc.). Também é possível realizar vendas à distância, em videoconferências com clientes.

Se você tem uma empresa, escrevemos um artigo que pode ajudá-lo a criar ideias para utilizar esta tecnologia no seu negócio: 5 maneiras de usar o streaming no seu negócio.

O que você achou do projeto de transmissão online do Tribunal Regional Federal? Você tem alguma ideia para a sua empresa? Ficou alguma dúvida sobre esta tecnologia?

Deixe seu comentário aqui embaixo para esclarecermos as suas dúvidas.